Energia Solar

Os sistemas fotovoltaicos podem ser implantados em qualquer localidade que tenha radiação solar suficiente. Sistemas fotovoltaicos não utilizam combustíveis, não possuem partes móveis... leia mais!

  1. Energia Solar (Sistemas fotovoltaicos)

Um sistema fotovoltaico é uma fonte de potência elétrica, na qual as células fotovoltaicas transformam a Radiação Solar diretamente em energia elétrica.

Os sistemas fotovoltaicos podem ser implantados em qualquer localidade que tenha radiação solar suficiente. Sistemas fotovoltaicos não utilizam combustíveis, não possuem partes móveis, e por serem dispositivos de estado sólido, requerem menor manutenção. Durante o seu funcionamento não produzem ruído acústico ou eletromagnético, e tampouco emitem gases tóxicos ou outro tipo de poluição ambiental.

  • Classificação dos sistemas fotovoltaicos

Os sistemas fotovoltaicos são classificados de acordo à forma como é feita a geração ou entrega da energia elétrica em:

  • Sistemas Isolados
  • Sistemas conectados à rede (On-Grid)

                             1.1.1. Sistemas Isolados

Um Sistema Fotovoltaico Isolado é aquele que não tem contato com a rede de distribuição de eletricidade das concessionárias. Os sistemas isolados podem ser classificados em Híbridos ou Autônomos (Puros). Os sistemas autônomos podem ser com, ou sem armazenamento elétrico.

1.1.1.1. Sistemas Híbridos

Um sistema fotovoltaico híbrido trabalha em conjunto com outro sistema de geração elétrica, que pode ser um aero gerador (no caso de um sistema híbrido solar-eólico), um moto-gerador a combustível líquido (ex.: diesel), ou qualquer outro sistema de geração elétrica. Um sistema híbrido pode ou não possuir sistema de armazenamento de energia. Quando possui, geralmente o sistema de armazenamento tem autonomia menor ou igual a um dia.

1.1.1.2. Sistemas Autônomos (Puros)

Um sistema fotovoltaico puro é aquele que não possui outra forma de geração de eletricidade. Devido ao fato de o sistema só gerar eletricidade nas horas de sol, os sistemas autônomos são dotados de acumuladores que armazenam a energia para os períodos sem sol, o que acontece todas as noites, e também nos períodos chuvosos ou nublados. Os acumuladores são dimensionados de acordo à autonomia que o sistema deve ter, e essa varia de acordo às condições climatológicas da localidade onde será implantado o sistema fotovoltaico.

1.1.1.3. Sistemas Autônomos Sem Armazenamento

São sistemas que funcionam somente durante as horas de sol. Temos como exemplo os sistemas de bombeamento de água.

1.1.1.4. Componentes de Um Sistema Fotovoltaico Autônomo

Um sistema fotovoltaico residencial autônomo, geralmente, possui os seguintes componentes:

componentes

 

1 – Painel fotovoltaico;

2 – Controlador de Carga/Descarga das baterias;

3 – Banco de baterias;

4 – Inversor autônomo, para cargas em CA;

5 – Cargas CC ou CA;

1.1.2. Sistemas conectados à rede (On-Grid)

 

Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede fornecem energia para as redes de distribuição. Todo o potencial gerado é rapidamente escoado para a rede, que age como uma carga, absorvendo a energia.

Os sistemas conectados à rede, também chamados de on-grid, geralmente não utilizam sistemas de armazenamento de energia, e por isso são mais eficientes que os sistemas autônomos, além de, geralmente, serem mais baratos.

Os sistemas On-Grid dependem de regulamentação e legislação favorável, pois usam a rede de distribuição das concessionárias para o escoamento da energia gerada.

As distribuidoras de energia do Brasil só permitem a utilização de inversores “on-grid” homologados em sistemas fotovoltaicos conectados à rede. Se ainda não foram homologados pelo Inmetro, devem possuir certificados de organismos internacionais e, em particular, certificados que garantam o não funcionamento de forma isolada ou “ilhada” (sem a presença da rede da distribuidora).

Essa importante característica dos inversores “on-grid” é para garantir que toda a rede fique desenergizada, visando garantir a segurança dos trabalhadores da distribuidora na rede elétrica externa. Um inversor que não seja “on-grid”, ligado em paralelo com a rede da distribuidora pode causar sérios problemas, inclusive acidentes fatais.

componentes2

1 – Módulos Fotovoltaicos

2 – Inversor Grid-Tie –Transforma a corrente contínua do painel em corrente alternada de 127 V/220 V e 60Hz, compatível com a eletricidade da rede.

3 – Interruptor de Segurança.

4 – Quadro de Luz - distribui energia para casa.

5 – A eletricidade alimenta os utensílios e eletrodomésticos

6 – O excedente volta para a rede elétrica através do medidor fazendo-o rodar ao contrário, reduzindo a tarifa de energia elétrica.

Saiba um pouco mais através deste vídeo

Entenda um pouco mais sobre como funciona a geração de energia neste modelo...

 

 ProjeSol PIO7Acesso à Rede e Registro de Projeto de SFCR microgeração PIO7  Características Técnicas de Inversores e Módulos PIO7  Dimensionamento Final e Projeto Elétrico do SFCR PIO7  Faturas Grupo A PIO7  Faturas Grupo B PIO7  Instalador de SFCR

Quem Somos

Fundada em 2016, a HR SOLAR tem como principais atividades a elaboração de projetos, a venda, a instalação e a manutenção de Sistemas de Energia Fotovoltaica, com atuação em todo o estado de Minas Gerais.

Sistemas ON-GRID

Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede fornecem energia para as redes de distribuição. Todo o potencial gerado é rapidamente escoado para a rede, que age como uma carga, absorvendo a energia. Saiba mais...

Dados de Contato

Phone icon(31) 3484-5523

(31) 999336-5816

comercial@hrsolar.com.br

Av. Guarapari n. 1099 - 2º Andar
Bairro Santa Amélia - BH
CEP: 31.560-300